Just Listen,

Um Livro inesquecível: Just Listen da Sarah Dessen

15.1.11 Apaixonada por Romances 6 Comments






Apresento a vocês: Gabriela Almeida Mogante,  do blog:O Mundo Platônico

  Fale um pouco sobre seu blog:

O Mundo Platônico surgiu de uma idéia de criar um blog onde as pessoas pudessem encontrar bom conteúdo e dicas. Depois que passou a ter o estilo de blog literário, contando com uma Autora e colaboradores apaixonados por livros, nós do Mundo Platônico queremos sempre garantir que nossos leitores tenham acesso a todas novidades sobre o espaço literário do mundo, e principalmente do Brasil!


Seu Livro inesquecível: Just Listen Autora:Sarah Dessen Editora DCL/ Farol


Sinopse do livro
Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Green começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.


Qual a frase mais bonita /inteligente ou marcante do livro ?
"“Eu estava começando a perceber que não se devia ter medo apenas do desconhecido. As pessoas que mais conhecem você poder ser mais ameaçadoras, pois o que elas dizem e pensam a seu respeito pode não ser apenas assustador, mas também verdadeiro.”
***“Don’t think or judge. Just listen”

 Sua resenha: : Gabriela Almeida Mogante

"“Justin Listen” é um livro que te cativa logo nas primeiras páginas, no comecinho achei que ia ser uma história bem teen, mas me enganei, e me surpreendi com a quantidade de assuntos que o livro aborda, como anorexia, problemas familiares… enfim assunto bem pesados sabe? E o livro todo é assim, somos envolvidos por esses problemas e tentamos o mais rapidamente possível saber a solução de algum deles.
A história é narrada por Annabel, uma adolescente que trabalha como modelo, e que muitos vêem como a menina que tem tudo, mas é claro que isso não é verdade. O livro começa com Annabel voltando para escola depois de ter passado um verão completamente isolada, logo que chega à escola encontra Sophie, sua ex-melhor amiga, que recebe Annabel a xingando de vadia, tudo isso porque no último verão Sophie pegou Annabel em uma situação no mínimo embaraçosa com seu namorado. Logo no começo já percebemos como a autora tem domínio pelo que escreve, ela nos leva do presente a ‘flash backs’da antiga vida de Annabel, quando ela conheceu Sophie, quando Sophie maltratava os outros e ela não falava nada, e vários outros flash backs de momentos tensos de sua família, tudo isso sem nos confundir nem um pouquinho, e com uma escrita simples e nada cansativa.
Fiquei um pouco assustada com a vida da Annabel, ela e sua família viviam literalmente em uma casa de vidro, todos que passavam podiam ver o que eles estavam fazendo, mas é claro que nunca viam a verdade, me assustei também com as atitudes de Annabel, a menina guarda tudo para ela, tudo mesmo, só para não causar problemas e não ver ninguém sofrer, e para qualquer um, principalmente para Annabel essa é uma atitude que a transforma em uma pessoa uma solitária, e ninguém a conhece realmente. Mas quando Owen, estudante da escola de Annabel e DJ da rádio comunitária, entra realmente na história, agente suspira, pois realmente a história fica mais leve. Owen é como o oposto de Annabel, ele é super sincero, nunca mente para ver ninguém melhor, e não esconde o que sente também, e Annabel aos poucos vai sendo influencia por ele. Owen é o meu personagem preferido do livro, ele é muito viciado em musica e quando ele começa a falar sobre isso não para mais, o que deixa algumas cenas engraçadas.
Mas mesmo com Owen por perto Annabel não consegue se abrir totalmente, muito menos com a sua família e principalmente com a sua mãe, que é muito empolgada pelos trabalhos de modelo de Annabel, sem saber que ela detesta tudo isso, e ainda por cima tem Sophie sempre por perto para atormentá-la. E é claro tem o segredo de Annabel, a razão da maioria dos seus problemas, e a memória que ela mais tenta esquecer e esconder. Preciso dizer que a história foi angustiante pra mim, eu quis mais do que tudo que Annabel se abrisse com a família de uma vez, mas não, ela não conseguia e isso acabava comigo e com ela também! rs
Há um romance sutil entre Annabel e Owen, o que era amizade vira amor, mas nada, nada mesmo meloso, é normal eles se gostam e pronto, esse romance com certeza não é o foco do livro, mas eu vejo Owen como a grande salvação de Annabel, porque se não fosse ele e a suas musicas no mínimo inusitadas, nós e nem nenhum dos personagens nunca saberíamos realmente o que acontece com Annabel.Esse livro é surpreendente, e não, não é um livro só para meninas, aliás, acho que ele deveria ser leitura obrigatória, pois aprendemos muito com ele. Ah! Também não posso deixar de falar que gostei dos personagens, mesmo a mãe de Annabel que eu não simpatizava me surpreendeu, e a Annabel ela é muito doce, e isso para ela acabou sendo um defeito.
Enfim me tornei fã da Sarah Dessen, e já sei que não posso ficar sem ler os outros livros da autora. Acima está à capa original e a brasileira, gosto das duas e acho sim que as duas condizem pelo menos um pouco com a história."

Obrigada Gabriela por sua participação no blog!
Se você deseja participar desta coluna.Clique Aqui

6 comentários:

  1. Achei super bacana essa ideia de divulgar agluns blogs neste espaço. Assim, a gente tem a oportunidade de conhecer, melhor cada blogueiro e seu perfil literário. Quero agradecer a visita ao meu blog. Volte sempre que puder.
    Tenham um ótimo final de semana.
    Adorei seu espaço e já sou seguidora!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Oie Lulu!

    Ah, fiquei curiosa pelo livro fepois da resenha da Gabriela!!
    Tanto livro bom que nunca ouvimos falar, né? É de deixar qualquer um maluco!!

    ResponderExcluir
  3. Que fofo :D
    quando comecei a ler achei que fosse um livro que não tinha sido lançado aqui *-* que legal ^^
    adorei a resenha Gabriela x))

    beijos,
    Isa - opsisa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Realmente esse livro parece ser o maximo.
    E já tinha ouvido falar desta autora, parece que realmente as editoras precisam publicar livros dela.

    adorei essa coluna do blog, super criativa, sem contar que apresenta outros blogs que nao conhecemos :)

    Beijinhos,

    Lilia Reis

    ResponderExcluir
  5. Lu adorei a idéia e gostei muito da Gabriela. Ainda não conhecia o blog dela mas depois dessa entrevista vou fazer uma visita.
    Parabéns pela iniciativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia da participaçao das leitoras..
    eu adoro romances e ja peguei várias dicas de livros aqui no seu blog..
    Parabens pelo blog viu?? ta mto legal..

    Acabei de criar o meu blog...quando der da uma passadinha la!
    http://miheoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir