Um Livro inesquecível: qual o seu?

Um Livro inesquecível !

2.2.12 Apaixonada por Romances 0 Comments

Olá ,Leitores Apaixonados?

Hoje com vocês Adriana Brazil, prestigiando a coluna "Um Livro inesquecível".



Um Livro inesquecível Adriana Brazil


(Fale um pouco sobre seu blog)

Sou escritora, musicista e designer de web. Meu blog fazessa miscelânea entre livros, dicas de música e meu trabalho com criação de capas de livros, marcadores, e atualmente comecei a fazer sites em flash.Um outro ponto importante do meu blog, é o apoio a autores nacionais de talento, seja os que já publicaram e os que ainda procuram publicação.

Livro inesquecível
Meu Livro inesquecível Meu pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Editora: Melhoramentos

Sinopse do livro
O menino Zezé, filho de uma família paupérrima, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera, conferindo alma a animais e árvores. Assim é que um pé de laranja lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores.

No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai.
A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais. A ingenuidade da infância está de todo perdida no precoce aprendizado da dor e da saudade.

Sua resenha
Creio que quem não leu ainda, pelo menos já ouviu falar.

Meu Pé de Laranja Lima é o meu livro inesquecível, por tantos motivos, por tantas emoções.
Era início da minha adolescência e a professora passou esse livro para os alunos lerem e responderem o questionário. Em uma tarde eu li. E lembro exatamente de como chorei com a leitura.
Sempre gostei de ler, mas por "culpa" de José Mauro de Vasconcelos, eu deixei de apenas gostar, para me tornar uma apaixonada por livros.
O livro conta a história de uma criança, chamada Zezé, menino travesso que vivia apanhando dos seus irmãos mais velhos. Ao seu redor a pobreza da família, e a falta de carinho.
Seu recôndito? Seu pé de laranja lima, seus sonhos, e seu grito silencioso por um pouco de amor.
Tudo muda na vida do menino quando ele resolve fazer a maior de suas travessuras, pegar uma "carona" escondido no carro mais bonito do mundo, como assim o define, do rico Portuga.
Da humilhação a realidade insólita, a amizade dele com o Manuel Valadares.
TERNURA...
É a palavra que define o livro.
A inocência, a amizade tão pura, o carinho. A verdade de que a ausência, de quem mais amamos, é capaz até mesmo, de nos fazer deixar de sonhar.
Acho que não preciso dizer mais nada. O livro só não é perfeito para mim, pois há alguns xingamentos, fora isso, é muito emocionante.

Frases do livro:
"Durante dois dias, apesar da minha saudade, não fui ver o Portuga (...)
Entretanto a minha saudade era muito grande. O Portuga deveria estranhar a minha ausência e, se ele soubesse onde eu realmente morava, era até capaz de me vir procurar. Fazia falta ao meu ouvido, à ternura do meu ouvido aquele jeito de falar meio carregado e cheio de "tu"...
Meu pé de Laranja lima, é um clássico para o meu coração, e posso ler e reler, que sempre me fará chorar, e novamente me emocionar.

Qual a frase mais bonita /inteligente ou marcante do livro ?

Eu amo a frase final do livro! É um spoiler, mas vale a pena ler e se emocionar com tão doces palavras:

...às vezes na minha saudade, eu tenho a impressão que continuo criança... Foi você que me ensinou a ternura da vida, meu Portuga querido... porque a vida sem ternura, não é lá grande coisa. Às vezes sou feliz na minha ternura, às vezes me engano, o que é mais comum.

"De pedaço em pedaço é que se faz ternura"

Obrigada Adriana Brazil por prestigiar a coluna Um Livro inesquecível! E se você gostou e deseja participar, saiba como Aqui
Meus sinceros agradecimentos...Obrigado por terem enriquecido este post com a sua presença \(^_^)/

0 comentários: