O garoto no convés - John Boyne

APAIXONADA POR ROMANCES
O Garoto No Convés - John Boyne 


Em abril de 1789, semanas após concluir no Taiti uma curiosa missão com fins botânicos - coletar mudas de fruta-pão para alimentar os escravos nas colônias inglesas -, o navio de guerra britânico HMS Bounty foi palco de uma revolta de parte da tripulação contra o capitão William Bligh, que acabou deixado à própria sorte em um bote em alto-mar junto com os marinheiros ainda fiéis a seu comando. Sem provisões e instrumentos de navegação adequados, o grupo enfrentou 48 dias de duras provações até alcançar a costa do Timor. O episódio inspirou numerosos livros e filmes. Neste livro, a história da expedição é narrada do ponto de vista de John Jacob Turnstile, um garoto de Porstmouth, sul da Inglaterra, que sofre abusos de toda sorte, inclusive sexuais, no orfanato e pratica pequenos furtos nas ruas da cidade. Detido pela polícia após roubar um relógio, é salvo pela própria vítima do roubo quando esta lhe faz uma proposta: em vez de ficar encarcerado, embarcaria no HMS Bounty para passar pelo menos dezoito meses como criado particular do respeitado capitão Bligh. Turnstile aceita a barganha, planejando fugir na primeira oportunidade. Mas a rígida disciplina da vida no mar e uma relação cada vez mais leal com o capitão transformarão sua vida para sempre. É pela voz desse adolescente insolente e sagaz, mas ao mesmo tempo frágil e ingênuo, que o leitor acompanhará uma viagem repleta de intrigas, tempestades instransponíveis, cenários exóticos e lições de lealdade, paixão e sobrevivência. O autor acrescenta novos dados e interpretações a uma história até hoje misteriosa. Sugere, por exemplo, que a receptividade sexual das nativas do Taiti pode estar na origem da insatisfação que resultou no motim. Seduzidos - ou, no caso de Turnstile, iniciados - por elas, os marujos teriam considerado intolerável a idéia de retornar para casa, o que os colocou em linha de colisão com o capitão.



Olá pessoal, hoje trago a resenha do livro "O garoto no convés" de John Boyne, mesmo autor do livro "O menino do pijama listrado".

O que me chamou atenção para este livro, inicialmente, foi a fama do autor; sempre ouvi falar dos livros dele e chorei por uns cinco dias seguidos por causa de "O menino do pijama listrado".
No primeiro momento não coloquei muita fé no livro, porém, quando comecei a conhecer os personagens, me apaixonei pela história, grudei no livro que nem chiclete, ansiosa pelos próximos acontecimentos.
O livro tem como personagem principal John Jacob Turnstile, que é um menino órfão de 14 anos que vive de pequenos furtos. Em um desses roubos ele é pego e tem que decidir se passa dois anos preso ou se embarca no navio Bounty como empregado particular do Capitão William Bligh, com a intenção de fugir na primeira oportunidade que houvesse, John aceita entrar na embarcação. A partir daí, o garoto passa a viver aventuras de proporções épicas, na qual não faltarão conflitos, tempestades, portos exóticos, ilhas sedutoras e é claro, um belo motim. Vale acrescentar que o livro é uma reconstituição histórica, apenas o personagem John Jacob Turnstile é fictício. Os outros personagens, a viajem em busca de fruta pão na ilha de Otaheite, o motim, são todos fatos verídicos.
O ponto alto do livro é quando o navio é tomado por um motim e alguns dos personagens acabam em uma pequena barca, sem comida, sem água e sem rumo.
Amei o livro e me apaixonei pelo personagem John, que no decorrer do livro passa de menino a homem, a história de vida dele me trouxe momentos de reflexão, e percebi que mesmo ele tendo passado por tanta coisa, manteve preservado o senso de gratidão, dignidade e lealdade. Em minha opinião é muito mais que um livro, é uma lição de vida.
Um livro emocionante e bem escrito, "O Garoto No Convés" é uma história marcante, que, apesar de todos os dramas e toda a sua carga emocional, é contado de uma forma muito delicada e sutil e tem alguns momentos bem engraçados, que envolve o leitor da primeira à última página.
Terminei o livro emocionada e louca para ler outros livros do autor, com certeza sempre será uma de minhas melhores leituras, recomendo mesmo!
 Espero que tenham gostado, até a próxima, bjos.

 || SKOOB || TWITTER || FACEBOOK ||

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...