Autor(a) Nacional,

[Li & Postei] Reencontro - Leila Krüger

10.7.12 Apaixonada por Romances 0 Comments

Reencontro - Leila Krüger
Número de páginas: 496
Ano: 2011
Editora: Novo Século


"Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar. 

Eu não aprecio um drama ou algo do gênero, mas, de vez enquanto é bom mudar, sair da fantasia e das histórias melosas.
Vamos acompanhar a história de uma jovem que está à beira de um precipício, no fundo do poço. Ela bem que tentou, de certa forma, agradar aos pais, mas, eram distantes e ausentes, a única que realmente se preocupava e cuidava dela era a Tia Ella. Não tinha um círculo de amigos, sua companheira de aventuras e na universidade era sua amiga Nana.
 Em minha opinião, Ana Luíza é uma personagem muito real, em alguns momentos não deu para conter a emoção. Ela já passou por várias decepções e no início do livro já nos mostra sua frustração com a vida, o último rompimento foi a gota d'água, para ela a vida perdeu a graça. Será que sua vida nunca deixaria de ser um caos?
 “Está bem no fundo. Não se pode alcançar... Aos poucos, vai roubando teu ar. Solidão sua velha conhecida, a solidão"
 Reencontro traz uma história de superação, onde não só as feridas emocionais têm que ser confrontadas por Ana. Pois é, durante a leitura me irritei e me decepcionei com a postura da nuvenzinha Ana. Até que surge um anjo em seu caminho, o Rafa é um jovem lindo, íntegro e perdidamente apaixonado... Mas, é de doer a forma como Ana o afasta, mesmo assim, admiro a persistência, sabe aquele “cara” que não desiste e está sempre presente? Esse é o Rafael, um rapaz encantador!
 “Quando você voltar... sei que vou tá aqui pra te abraçar... te dizer que o tempo quase não passou pra nós...
 Ana percebe que nasceu um sentimento sutil, uma atração pela amiga, mas, por medo e insegurança não dá o braço a torcer e prefere se envolver com Gustavo numa relação de altos e baixos, na qual, ela estava se destruindo, sucumbindo aos vícios.
É triste acompanhar sua autoestima que a cada dia reduz lentamente, Ana nos mostra que não adianta ter beleza e dinheiro. Mas o choque maior estava por vir, sua sorte foi ter o Rafa ao seu lado, ele sim é paciente, companheiro e está apaixonado, por isso, lhe estende a mão e oferece seu ombro, disposto a ajudá-la, bem diferente de Gustavo. A história mexeu muito comigo, principalmente, quando se trata do relacionamento dela com a Nana, quem leu vai entender.
 "A dor, no fim... é sempre nossa, né? Ninguém consegue sentir. Não dá pra dividir. No máximo aliviar um pouco ... Ador é a coisa mais egoísta do mundo..."
 Ana gosta de música e poesia, e o Rafa também, o casal tem até uma música: “You Body is a Wonderland”, de John Mayer, essa música me fará lembrar sempre desse casal. Não tenho dúvidas que Reencontro é um daqueles livros que com certeza vou ler e reler.
 Os capítulos são curtos e um ponto que chamou a minha atenção é que no início de cada um deles tem um trecho de uma poesia de Mario Quintana, Cecília Meireles e Clarice Lispector.
 A escrita da autora é simples e em minha opinião tem um enorme potencial. Muito obrigado Leila, por me dar a oportunidade de conhecer o seu trabalho.
 Bom, então é isso aí. Até a próxima!



0 comentários: