Divulgação

O que é um leitor beta?

27.8.20 Apaixonada por Romances 0 Comments


 

Olá meus amores! 🤗 Tudo bem com vocês? ❤

Vocês já devem ter ouvido o termo LEITOR(A) BETA ou Beta Reader, mas você sabe o que é isso? O que faz um leitor(a) Beta?

Se não sabe, fique tranquilo, nós dos IG’s Irmãos vamos te explicar.

Uma “versão beta” é uma versão de teste. O leitor Beta é aquela pessoa que recebe o original do livro antes de ser lançado para ajudar o autor.

Identifica furos ou falhas na história. Dá sugestões e passa as impressões que tiveram ao ler o livro.  Eles não são profissionais. Não têm a obrigação de corrigir o texto do autor (podem até ver algum erro e comentarem).

Eles vão sentir a história e passar essas sensações ao autor. Passar os pontos positivos e os negativos.

LEITOR BETA precisa ser sincero e ter senso crítico. A função do leitor beta não é idolatrar e sim avaliar de uma forma totalmente verdadeira a obra.

Além disso, a pessoa precisa ter disponibilidade para realizar a leitura. e  não adianta só elogiar e não passar um feedback verdadeiro, já o autor pode acatar a opinião do leitor beta ou não.

O leitor beta se torna uma espécie de “termômetro” para o autor, dando uma ideia de como a história vai emocionar ou envolver futuros leitores (mesmo que isso aconteça de forma muito particular para cada um).


❓E aí, você é ou já foi um leitor beta?Me contem nos comentários!

0 comentários: