#FaleContraoAbuso Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças!



“O dano maior que fica depois de um a abuso é a relação de desconfiança com o mundo e não saber o que é real.”

Não é fácil superar esse tipo de trauma e refazer a vida e quando é uma criança?  Deve ser terrível, bastante traumático para essa criança que nem não sabe como agir.  Por  isso, o livro Fale! publicado recentemente pela editora Valentina, serve de alerta   porque até que quebre o silêncio, até que isso acontece, o abuso sofrido terá causado conseqüência  emocional e psicológico nesta criança.

O apoio familiar e das instituições públicas é fundamental para superar os problemas associados ao abuso sexual. No Brasil, estamos começando e fico feliz com esta mobilização, muitas vezes imagino o que essas vítimas passam porque não deve ser fácil esquecer-se de tudo que aconteceu com elas... Adorei a iniciativa da Editora Valentina #FaleContraoAbuso.


PREMIADO, CONTROVERSO, PIONEIRO E TRANSFORMADOR

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais – porém espinhosos como o bullying – do cotidiano dos adolescentes.


Fale! recebeu o “Altamente Recomendável” norte-americano para leitura escolar. Foi transformado em filme (O Silêncio de Melinda) em 2004, com Kristen Stewart, da saga Crepúsculo, no papel da protagonista.


Meus sinceros agradecimentos, Obrigado por terem enriquecido este dia com a sua presença \o/!.

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...