Editora Arqueiro,

Os Quatro Ventos - Kristin Hannah @editoraarqueiro

28.2.22 Apaixonada por Romances 0 Comments


 Título : Os Quatro Ventos

Autor: Kristin Hannah

Editora: Arqueiro

Gênero: Drama 

Veja Nota: Amazon


Em Os Quatro Ventos  conheceremos a história de Elsa, uma jovem  sem auto-estima de saúde frágil, que sabe que sua vida é condicionada pelas decisões de seus pais que sempre a desprezaram e a trataram com indiferença. Ela é uma leitora ávida, uma jovem educada que sonha ter uma vida  semelhante a tudo o que ela lê em seus amados livros. É por isso que ela decide desafiar seus pais, e começar a tomar suas próprias decisões sobre seu destino. Além disso,  pela época ela era  considerada velha demais para se casar, então farta desta vida uma noite ela conhece Raffe Martinelli  com quem mantém um caso e por consequências dessa sua escolha é obrigada a casar.

Anos depois, já com dois filhos, Elsa é uma lutadora, uma mulher impressionante mas  que tende a se martirizar demais por tudo o que acontece com ela.  Luta todos os dias para manter a fazenda da família, mas com a seca, desemprego que atinge o Texas pela sobrevivência de todos terá que decidir se fica ou se arrisca e vai  para a Califórnia em busca de um futuro melhor.

Me irritei  muito com Loreda, a filha da Elsa. Mas no decorrer da leitura,  ela deixará de ser uma adolescente irritante  que subestima a mãe, para abrir os olhos e ver todos os sacrifícios que ela fez  pela família. Embora se arrisque , Loreda sabe que deve lutar pelo que quer, mesmo que isso possa ter consequências terríveis.

É uma leitura difícil, daquelas que deixa o coração na mão, mas totalmente essencial para todos aqueles que curtem um romance com conotações históricas em que a família tem um peso importante na trama.

Kristin Hannah sempre escreve sobre mulheres fortes, e mais uma vez estamos diante de uma história difícil, mas emocional, muito bem narrada e ambientada. É, como podem imaginar, uma história cheia de grandes mensagens sobre amizade, solidariedade, emigração, a importância da educação, a relação entre mães e filhas e a família mas também porque toca plenamente questões como a exploração pelos grandes latifundiários. 

Sem palavras para descrever o quanto eu amei esse livro, tantas emoções, que fiquei com o meu coração em mil pedaços.

0 comentários: